O Mackenzie Incentiva
Como funciona
Faça sua Adesão

Bem-Vindo ao Programa Mackenzie Incentiva


Uma iniciativa do Programa Para Sempre Mackenzista do IPM

Todos os Colaboradores estão convidados a participar e a destinar em dezembro/2022, 6% do seu Imposto de Renda devido para projetos culturais do Mackenzie, de uma forma simples e sem custos.

PROGRAMA MACKENZIE INCENTIVA

Pela primeira vez desde sua fundação, o Mackenzie faz uma Campanha de Adesões voltada ao financiamento coletivo estimulado de projetos aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura, em benefício da própria comunidade Mackenzista e da sociedade civil em geral.


A legislação permite que até 6% do Imposto de Renda da pessoa física seja destinado, anualmente, no mês de dezembro, para projetos aprovados em leis de incentivo à cultura e ao esporte, para lançamento na Declaração do Imposto de Renda do ano que vem. (nesse 1º ano teremos apenas projetos na lei de incentivo à cultura).


O incentivo fiscal é 100% dedutível do Imposto e aumenta a restituição ou reduz o valor a pagar para quem tiver saldo a pagar. Mesmo assim, pouca gente faz uso desse direito por causa do desembolso financeiro no final do ano.


Para facilitar e engajar colaboradores a participar, o Mackenzie adiantará o valor da doação para os colaboradores que aderirem e fará o desconto em folha, sem juros ou custos, em 2 parcelas no ano que vem, depois que o Colaborador receber a restituição.


O que é o programa Mackenzie Incentiva?


Em dez/2021 o Conselho do Mackenzie aprovou a reformulação do PROGRAMA PARA SEMPRE MACKENZISTA (PSM), que agora inclui todos os colaboradores, pais de alunos, alunos atuais, fornecedores, parceiros e todas as pessoas que querem o bem da Instituição, além, é claro, do Projeto Alumni, voltado aos antigos alunos.


O Programa MACKENZIE INCENTIVA é uma das novas iniciativas do PSM e, neste ano, começa com a Campanha de Adesões para proporcionar ao Colaborador o uso de um direito de todo cidadão brasileiro que paga Imposto de Renda: a escolha para onde irá destinar 6% do seu imposto de renda devido.


Quais são os objetivos do Programa e por que participar?


O objetivo do Mackenzie Incentiva é engajar os colaboradores na doação de uma parte do Imposto de Renda para projetos do Mackenzie aprovados em leis de incentivo fiscal.


Depois de assistir ao vídeo explicativo e ler as condições de participação, inclusive ler a aceitar a Política de Privacidade da Culturinvest, você só precisa acessar o Chatbot, preencher os dados para preenchimento eletrônico do Termo de Adesão e em seguida assinar digitalmente, junto com a ADF – Autorização de Desconto em Folha.


O Mackenzie vai (1) adiantar o valor da sua doação agora em dezembro para que você não tenha desembolso financeiro, (2) depositar na conta bancária do projeto em seu nome e (3) preparar os documentos para obtenção do incentivo fiscal (que você fará na Declaração do Imposto de Renda do ano que vem).


No ano que vem, o valor da sua doação deduzida no seu imposto de renda será descontado em duas parcelas em sua folha de pagamento de junho/23 e julho/23.


A parte do valor que você não deduzir no seu Imposto de Renda em 2023 não será descontada de sua folha de pagamento, ficará a cargo do Mackenzie


Tudo simples e fácil! Para automatizar o processo, o Mackenzie tem parceria com a empresa Culturinvest (www.culturinvest.com.br) que realiza esse programa de doações dedutíveis no Imposto de Renda desde 1999, em empresas como a Unimed, Caixa, Vale e outras. O processo é totalmente digital e a Culturinvest manterá atendimento humano durante a Campanha de Adesões e durante o período de apresentação da Declaração do Imposto de Renda 2023.

Como funciona?


1) Clique no ícone de adesão nessa página para ser direcionado à Plataforma da Culturinvest. Antes de compartilhar qualquer dado pessoal com a Culturinvest, você precisará ler e estar de acordo com a Política de Privacidade da empresa.


O software vai gerar 2 documentos: o TERMO DE ADESÃO (TDA) ao Mackenzie Incentiva e a AUTORIZAÇÃO DE DESCONTO EM FOLHA (ADF).


2) Escolha do projeto: para este ano, teremos apenas um projeto beneficiado e futuramente pretendemos ampliar com a participação de outros públicos ligados ao mackenzie.


3) O Mackenzie irá adiantar o valor para o projeto este ano e você será descontado em folha somente do valor efetivamente deduzido do seu Imposto de Renda, a diferença ficará por conta do Mackenzie. O desconto irá ocorrer em 2 parcelas, nos meses Junho/23 e Julho/23.


COMO ADERIR AO PROGRAMA

1) Leia todas as informações e tire suas dúvidas. A adesão é voluntária e totalmente gratuita.


2) Clique no ícone de adesão nessa página para ser direcionado à Plataforma da Culturinvest. Antes de compartilhar qualquer dado pessoal com a Culturinvest, você precisará ler e estar de acordo com os Termos de Uso da Plataforma Culturinvest e a Política de Privacidade da empresa.


3) Após análise de sua capacidade de doação, a Plataforma indicará a faixa indicativa de doação ao Projeto e quais as opções de doação. Feita a escolha, o software da Culturinvest vai gerar 2 documentos: o TERMO DE ADESÃO ao Mackenzie Incentiva e a ADF – Autorização de Desconto em Folha. Em um determinado momento será disponibilizado um link para assinatura digital na ClickSign, você pode acessar, conferir o conteúdo do Termo de Adesão e da ADF e assiná-los. Todo esse processo será feito no ambiente digital da Culturinvest, empresa parceira do Mackenzie nessa empreitada.


4) Pronto! No ano que vem, em fevereiro, você receberá o Informe da Doação, para o Imposto de Renda, junto com todos os documentos necessários para seu arquivo pessoal e declaração do Imposto.


5) O Mackenzie garante que você terá custo zero com a adesão, pois somente os valores efetivamente obtidos como incentivo fiscal na sua Declaração do Imposto de Renda (Modelo Completo) do ano que vem serão descontados de sua Folha.


6) Todos os colaboradores ativos do Mackenzie (tanto do IPM quanto de todas as mantidas) podem participar. Casos especiais serão analisados individualmente.


7) A Campanha de Adesões terá uma curta duração esse ano, serão apenas poucos dias. Contamos com sua participação!


Em caso de dúvidas, temos também no assistente uma opção de conversar com um de nossos atendentes.


Mas para qualquer outro tipo de suporte, disponibilizamos um email de contato:


falecom@culturinvest.com.br


Perguntas Frequentes (FAQ)

Sim. Totalmente voluntária. Gostaríamos muito da sua participação e achamos importante que você entenda a motivação e relevância de sua participação, mas entenderemos sua opção.
a) Satisfação em participar de um movimento coletivo de cidadania, garantido por lei;.

b) Satisfação em ser responsável pela viabilização financeira de importantes projetos culturais e esportivos (ainda que neste 1º ano será apenas um único projeto, o da Orquestra Filarmônica Mackenzie, que, dependendo do valor arrecadado, poderá excursionar em todas as cidades onde o Mackenzie tem unidades);.

c) Contudo não há ganhos financeiros. Como também não há custo algum com sua participação.
a) Você terá optado por pagar integralmente o imposto, sendo que você poderia direcionar uma parte para algo próximo a você e que vai beneficiar muita gente, dentro e fora do Mackenzie, inclusive escolas públicas;.

b) Você não estará entre aqueles colegas que optaram por participar e ajudar a viabilizar grandes projetos, com a reunião de milhares de doações de valor relativamente pequeno.

c) Você perde uma boa chance de fazer o bem, sem custo algum.
a) Não vai lhe custar absolutamente nenhum valor financeiro. Apenas alguns minutos para ler e formalizar sua adesão, assinar digitalmente os documentos e preencher alguns campos na declaração do imposto de renda do ano que vem;.

b) O Mackenzie garante que você somente devolverá o valor antecipado que for efetivamente obtido à título de incentivo fiscal.
a) Opção 1 – Deixar o Mackenzie/Culturinvest cuidar de todo o processo burocrático, antecipar o recurso (para que você não tenha que desembolsar nada esse ano), lançar a doação na sua declaração de renda em 2023, receber o incentivo fiscal e devolver o valor ao Mackenzie, sem custo algum;.

b) Opção 2 – Fazer você mesmo a doação incentivada, sem antecipação pelo Mackenzie;.

c) Opção 3 – Fazer você mesmo a doação sem incentivo fiscal, com recursos próprios, sem antecipação pelo Mackenzie.
a) Preencher as informações solicitadas no aplicativo de adesões (ícone disponível nesta página);.

b) Assinar o Termo de Adesão e a ADF – Autorização de Desconto em Folha (no caso da Opção 1 de adesão);

c) Lançar a doação feita em 2022 na sua Declaração de Imposto de Renda em 2023, modelo completo;

d) Informar a Culturinvest/Mackenzie que tudo foi feito, conforme o combinado ou se será necessário fazer algum ajuste nos descontos em Folha, programados (por diferença entre o valor doado e o valor deduzido no imposto, por exemplo).
Não, A doação a projetos incentivados existe desde 1991 e todo o processo é coordenado pelo Governo. A Receita Federal já saberá que você fez a doação antes de você fazer sua Declaração 2023. Os dados informados por você serão apenas confirmados pela Receita Federal (exceto, é claro, se você informar dados incorretos. Para evitar isso enviaremos, em fevereiro/23, o Informe de Doação para o Imposto de Renda, com todas as informações e o roteiro para você declarar corretamente).
Sim. A Culturinvest manterá uma equipe de atendentes treinados:

a) Durante a Campanha (novembro e dezembro/22);

b) Durante a Pós Campanha (entre fevereiro/23 e maio/23) para esclarecer dúvidas quanto a forma de lançar a doação no imposto de renda e para fazer eventuais ajustes na programação dos descontos em Folha com o Mackenzie.

c) Estamos diponibilizando também um e-mail para contato: falecom@culturinvest.com.br
O Termo de Adesão é o “contrato” entre você e o Mackenzie, no qual tudo o que está sendo combinado ficará registrado. É um documento assinado digitalmente apenas por você.

Você receberá uma cópia, assim que terminar de assinar, e nas próximas semanas, um e-mail do Mackenzie, confirmando o valor da doação realizada em seu nome.

No ano que vem, você receberá, em seu e-mail, toda a documentação reunida, tudo o que for necessário para a Declaração do Imposto de Renda e para seu arquivo.
A ADF é o documento que será compartilhado com a área de RH, que processa a Folha de Pagamento. É um procedimento burocrático necessário.
A doação de pessoas físicas, como a sua, é fácil e simples, porque fizemos isso ficar simples. Usualmente, as pessoas não doam. Às vezes, por achar que sua doação é uma “gota d’água no oceano”, às vezes porque dá trabalho, às vezes por que não têm referências sobre projeto.

Quando o Mackenzie, com apoio da Culturinvest, que já faz isso desde 1999, reúne milhares de pessoas em torno de um programa como o MACKENZIE INCENTIVA, sua participação se torna relevante pois se soma a muitas outras e forma um volume considerável de recursos, que pode viabilizar muita coisa.

Por isso sua adesão é ao PROGRAMA MACKENZIE INCENTIVA e não ao projeto. Projetos vem e vão, mas o MACKENZIE INCENTIVA veio para ficar. Como parte da automação dos processos, quem escolherá qual projeto receberá sua doação será o MACKENZIE, mas independentemente disso, todos as contrapartidas dos projetos atenderão todos os Participantes igualmente.
Sim, pode doar o valor que você quiser, mas quando envolver o adiantamento do IPM, nós faremos uma análise de dados mais profunda quando o valor que você quiser doar (com a antecipação pelo Mackenzie) for maior que o valor que vamos sugerir para você, ok?
A Campanha ocorrerá entre a 2ª quinzena de novembro/22 e a 1ª quinzena de dezembro/22. Depois do encerramento, não serão aceitas adesões pela Opção 1, mas as adesões pela Opção 2 e 3 permanecerão abertas até 27/12/22.
Os descontos estão programados para acontecer em 02 parcelas, nos meses de junho/23 e julho/23.

Será possível analisar exceções e fazer reprogramações, conforme casos especiais. A Culturinvest fará o 1º atendimento e encaminhará os assuntos para o RH.
Isso significa que nós erramos na sugestão para o seu caso específico mas não se preocupe, você será descontado apenas do valor que efetivamente tiver deduzido no imposto.

O prazo para entrega da Declaração normalmente termina no dia 30 de abril. Até 15/05/2023, nós entraremos em contato com você para conferir se tudo deu certo e ajustar algo, se necessário.
Neste caso, isso significa que poderíamos ter feito um valor maior. Por isso é importante que você nos informe, até 15/05/2023, qual foi o valor do imposto devido observado em sua declaração e qual o valor deduzido. Não se preocupe, você não precisará apresentar nenhum documento sigiloso, bastando nos informar os valores.

Contamos com a sua participação!

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Atendimento: das 09 às 18 ou

E-mail: falecom@culturinvest.com.br

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